Um texto desenvolvido para o trabalho de estrutura de texto com minha turma de segundo ano . Queria dividir com vocês .
Um papo sobre texto
Escrito por Fernando Ribeiro Alves
Esta tarde, depois da aula, encontrei com meus amigos Ana e Gilberto para falarmos sobre o que aprendemos hoje na escola.
Ana, que é a mais sabida de nós três, foi a primeira a falar:
- Gente! Eu adorei a aula de hoje, pois eu estava doida para aprender como se escreve um texto.
Gilberto estava um pouco triste e falou com uma voz bem fraquinha:
- Nossa! Eu não entendi nada. Este negócio de parágrafo, margem, dois pontos e travessão. Muito complicado. Acho que vou acabar reprovando.
Eu que tinha entendido só um pouco mexi a cabeça concordando com o Gilberto. Eu também estava com medo de acabar reprovando em português, pois tinha entendido muito pouco deste conteúdo.
Mas a Ana toda alegre tratou de falar com firmeza:
- Que papo estranho é este gente? Eu posso ajudar vocês numa boa.
Gilberto então disse feliz:
- Sério? Nossa Ana! Você é uma amigona mesmo.
Ana então levou a gente para sua casa e sentamos em uma mesa que fica em sua cozinha. A mãe dela trouxe para a gente algumas folhas de papel e alguns biscoitos com leite que estavam uma delícia. Ana, afoita que só ela, pegou uma folha e um lápis e começou a falar:
- Gente, primeiro vamos entender o que é parágrafo.
- Ai! Isso é complicado demais -Disse Gilberto enquanto comia um biscoito.
- Não é não, Gilberto. O parágrafo serve para organizar as idéias dentro do texto, sem ele a gente não ia entender nada. Um texto tem que ter um inicio, ou seja, onde a história começa, geralmente a gente apresenta nossos personagens, falando seus nomes, como eles são e o lugar onde eles estão. Você também pode falar quando as coisas estão acontecendo. Se é de dia, de noite, se é uma tarde e por aí vai.
Eu então disse rapidinho:
- Esta parte eu entendi. O meio serve para você falar o que está acontecendo na história. É a parte mais divertida do texto, pois tudo de legal acontece ali.
- Isso mesmo – Disse Ana – Já o final serve para você fechar a história de forma que não fique nada sem ser explicado. Ta entendendo agora, Gilberto?
Gilberto então olhou com um sorriso para Ana e disse:
- Então é por isso que o texto deve ter pelo menos três parágrafos. Um para o começo, outro para o meio e outro para o final. Agora eu entendi.
Ana pegando um biscoito ainda completou:
- Exatamente Gilberto. Mas você pode usar mais de três parágrafos se você quiser, o que não pode é usar menos de três.
- Nossa Ana, eu e o Gilberto temos sorte de ter uma amiga como você. Mas você poderia explicar para a gente o que são margens, dois pontos e travessão?
- Mas é claro. Olha bem. As margens servem para organizar o texto de maneira que ele fique agradável para quem for ler, por isso é importante usar a linha toda e respeitar os parágrafos com aquele espaço de três dedos que o professor ensinou.
Gilberto então deu um sorriso dizendo:
- Então era pra isso? Nossa, agora eu entendi! É para ficar mais bonito o texto . Por isso que quando o professor escreve as histórias para a gente copiar fica tão bonitinho no quadro, mas fica feio no meu caderno. Eu não usava as margens e nem os três dedinhos nos parágrafos. Pois a partir de hoje vou usar e tenho certeza que vai ficar lindo.
Eu dei um tapinha no braço de Gilberto e disse sorrindo:
- Também não exagera né, Gilberto, tua letra é feia que só, tem que trabalhar um pouco de caligrafia.
- Isso é verdade Gilberto.
Todos nós começamos a rir. Mas aí Ana continuou :
- Agora o travessão serve para colocar a fala dos personagens da história. Se a gente não usar fica tudo misturado e aí não saberemos quem está falando naquela hora, se é o personagem, narrador ou outro personagem. A gente usa os dois pontos para dizer a quem vai ler, que agora vai ter uma fala, por isso usamos o travessão. O travessão é como um balão nas histórias em quadrinhos.
Gilberto então segurou o braço de Ana ,olhou bem dentro de seus olhos, e disse:
- Você é muito inteligente sabia?
Ana ficou toda vermelha, afinal o Gilberto era o menino mais gatinho da sala e ela tinha uma quedinha por ele.
Mas então a mãe de Ana disse lá da sala que estava na hora de Ana ir para a igreja. Ela se despediu de todos e fomos embora para nossas casas com a certeza de que agora faríamos textos muito mais bonitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário